quinta-feira, 2 de junho de 2011

A prática da inclusão nas escolas públicas

Durante o curso de Formação de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, oferecido pelo Ministério da Educação UAB/UFRGS/NIEE, recebi muitas orientações de como trabalhar com alunos "especiais", mesmo sabendo que cada aluno é um ser diferente sempre é valido a indicação de caminhos novos a seguir. Quando se trata de inclusão as coisas ficam mais difíceis ainda. Estou trabalhando em Sala de Recursos e tenho o compromisso de realizar a mediação ente professor e aluno. Um caso que se aplica a inclusa é o de um menino inserido na 1ª série do ensino regular e frequenta a referida sala, trabalho com ele o programa BOARDMAKER, que utiliza pranchas de comunicação e um sistema tipo Dosvox que interage com o aluno, ele adora realizar atividades de adivinhas com sons e letras. O paint está sendo trabalhado na exploração das cores e formas, os jogos do site Iguinho e Zuzubalândia prendem muito a atenção do aluno. Segundo a professora titular, o aluno vem demonstrando crescimento cognitivo. Outro exemplo são as pranchas de comunicação que estão possibilitando a comunicação entre  aluna surda e sua professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário